Comments

Vida Ganha: turismo como destino. Pronatec Copa abre 4.400 apenas no Estado do Rio.

Uilma dos Santos, Ana Carla Roque, Almir Cordeiro e Alexandra
Belo estão se capacitando Foto: Nina Lima
Andreia Leandro, de 36 anos, formou-se camareira e, hoje, pode escolher onde deseja trabalhar. Benedito Domingos, de 38, é garçom e está terminando o curso de Inglês. Os dois aproveitaram a capacitação oferecida pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa e, hoje, têm mais qualificação em seus currículos.
O projeto tem como objetivo capcaitar quem já trabalha com turismo ou pretende entrar no setor com foco na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O programa do Ministério do Turismo, criado em 2012, está com a pré-matrícula aberta para preencher 4.410 vagas no Estado do Rio. Dessas, 3.438 são para a capital. Há ainda chances para Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Niterói, Nova Friburgo, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras e Teresópolis.
De acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, são 24 cursos, entre eles os de bartender, copeiro, churrasqueiro e pizzaiolo:
— As aulas são ministradas pelo Sistema S, no Rio, mais especificamente pelo Senac, e pelos institutos estaduais e federais de educação.
Para atender diversos públicos, o programa é dividido em três modalidades: Pronatec Copa, destinado a pessoas que estão fora do mercado de trabalho; Pronatec Copa na Empresa, dirigido a funcionários de companhias que desempenham atividades turísticas; e Pronatec Copa Social, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Quem já participou garante que o curso amplia os horizontes profissionais.
O garçom Benedito Domingos Fernandes fez o curso do Pronatec Copa. Ele trabalha na rede Othon Palace.
Foto: Terceiro / Divulgação / Othon Palace
— Um hotel, em Niterói me ofereceu trabalho, mas estou aguardado uma oportunidade mais atraente. Adoro essa área — explica Andreia Leandro.
Para Domingues, os cursos aumentaram a qualidade dos serviços oferecidos, além de melhorar a integração com os hóspedes.
‘Hóspede pediu pimentão, eu levei pimenta’
Copeira há oito meses do hotel Ipanema Inn, Ana Carla Roque, de 24 anos, conta que uma vez um hóspede indiano pediu, em Inglês, omelete com pimentão, mas ela entendeu que ele queria pimenta.
Alexandra (fundo) e Uilma são camareiras no hotel Ipanema Inn e alunas do curso de Inglês.
Alexandra (fundo) e Uilma são camareiras no hotel Ipanema Inne
alunas do curso de Inglês. Foto: Nina Lima
— Só depois me dei conta de que havia feito o pedido errado. Quando fui recolher o prato e vi que a pimenta havia sido deixada de lado, ele riu. Foi muito engraçado. Meu Inglês é básico e, para evitar situações como essa, decidi fazer o curso de Inglês Especializado em Turismo. Apesar de aprender muito no dia a dia, quando conversava com os hóspedes, eu não conhecia as regras do idioma. O fato de a professora ser americana e não falar muito bem Português nos ajuda muito. Vou me formar em janeiro e quero estar pronta para receber os turistas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sem dúvidas, minha expectativa é muito grande — diz.
Saiba mais
Áreas
Os áreas de capacitação são de hotelaria (hotéis, resorts, pousadas e albergues), alimentação (bares, restaurantes e feiras tradicionais), agenciamento de viagens e organização de eventos.
Requisitos
Para se inscrever nos cursos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e morar, trabalhar ou estar próximo a uma das 119 cidades participantes do programa.
Inscrição
Os interessados podem fazer a pré-matrícula no endereço eletrônico do Pronatec Copa (www.pronateccopa.turismo.gov.br).
Dados
Quem desejar obter mais informações deve ligar para a central de atendimento do programa, no telefone0800-606-8484. Os alunos têm direito a uma ajuda de custo para pagar o transporte e a alimentação. O auxílio deve ser pedido após a confirmação da pré-matrícula.
Confirmação
Após fazer a pré-matrícula, o candidato receberá uma carta com informações sobre o curso, além de instruções sobre como fazer a matrícula. O aluno deverá acessar o e-mail frequentemente. Os cursos têm duração entre 160 horas/aula e 360 horas/aula.
Fonte: Extra Online
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES