Comments

Defesa Civil interdita casas com risco de desabamento em Belford Roxo.

BELFORD ROXO - Cinco famílias que moravam no Morro do Badia, bairro Parque Suécia, em Belford Roxo, estão vivendo um drama desde o último final de semana. Suas casas foram interditadas na manhã desta terça-feira (23 de maio) pela Defesa Civil do município e podem desabar a qualquer momento.

A situação aconteceu porque o vizinho, Thiago Celestino Miguel, 31, resolveu, sem qualquer técnica, fazer uma obra de ampliação do caminho até a sua casa. Com enxada nas mãos, o rapaz cavou o barro sob o terraço da residência de outro morador, fazendo um aterro para construção de uma calçada. Com as chuvas de sábado passado, o solo ficou encharcado e cedeu. O desabamento só não ocorreu porque os pilares do imóvel foram escorados na casa da frente, evitando um "efeito dominó" nas residências da parte de baixo.

O caso mobilizou três secretários da Defesa Civil: Marcelo dos Santos Pereira (Adjunto), Sérgio Luiz Alves (Executivo) e Cristiano de Souza Lírio (Adjunto) que determinaram a ação imediata de uma equipe técnica do setor. "Fomos acionados pelos Bombeiros. Chegamos aqui no final de semana com nossos engenheiros e constatamos o risco de desabamento. Hoje estamos interditando os imóveis formalmente e notificando os moradores", disse o técnico vistoriante, Marcos Plínio.

A Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Daiana da Silva Conceição, passou toda manhã conversando com as famílias que estão com as casas em situação de risco. Segundo ela, todos foram cadastrados e encaminhados para um abrigo provisório, instalado do Ciep Municipalizado Constantino Reis, no bairro São Bernardo, e serão incluídos nos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura.

Drama e Solidariedade
"Todo mundo falou para ele (Thiago Celestino) não fazer. A gente percebeu que não iria dar certo, mas nada adiantou", criticou Fabrício Evangelista Dantas, 26 anos. Ele morava com a esposa e dois filhos menores, na casa que teve os pilares da varanda comprometidos. Desempregado, ele disse que não tem como arcar com aluguel e só tem como opção a casa da mãe, localizada em Itaguai. Por enquanto, ele e a família estão abrigados na parte externa da casa da tia, Adelina Maria Oliveira Simão. "Estamos dormindo na varanda dela", afirmou.

O casal, Fábio do Nascimento, 47 e Cardineli Martins dos Santos, 46 e mais dois filhos, também dividem o espaço na varanda da dona Adelina com a família de Fabrício. Eles viviam na casa da frente do terraço do Fabrício. "Estamos desesperados. Minha vida vai parar. Como vai ser daqui pra frente ?", questiona Fábio com lágrima nos olhos. "Nós falamos para o Thiago parar e ele não quis ouvir. Preferiu sumir e fazer ameaças", declarou.


Afastado do local desde sábado, Thiago Celestino apareceu hoje, durante o ato de interdição dos imóveis. Ele contou que não teve intenção de provocar problemas para os vizinhos. "Quis apenas fazer um caminho melhor e para isso, cortei parte do morro", afirmou. Sua casa também está interditada. Ele, a esposa e o filho de dois anos, estão temporariamente na casa de sua mãe, num bairro próximo. Estou desempregado e não tenho como pagar aluguel. Vamos para o abrigo até as coisas se resolverem. Não fugi e tampouco ameacei meus vizinhos. Apenas fiz algo que não deu certo. Foi sem querer", assegurou.
Fonte: Imprensa PMBR
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES