Comments

Defesa Civil de Belford Roxo participa de seminário em São Paulo.

BELFORD ROXO - Agentes da Secretaria de Defesa Civil de Belford Roxo participaram, no início do mês, do I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Parque Tecnológico, em São José dos Campos, São Paulo. O encontro que reuniu representantes de Defesas Civis de todo o país, teve como objetivo estreitar o relacionamento e melhorar os envios de informações e alertas climatológicos para as cidades. A Secretaria de Defesa Civil de Belford Roxo é a única da Baixada Fluminense a ter sua própria Estação Meteorológica, capaz de acompanhar, em tempo real, as condições climáticas da cidade.

Formado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o chefe de Operações, agente Siqueira Campos, 43, também conhecido como "Maju" (apelido recebido em alusão à jornalista Maria Júlia Coutinho, apresentadora da previsão do tempo no Jornal Nacional) é o observador climatológico, responsável pela Estação Meteorológica. Ele e seus colegas, o subcoordenador, Cleber Moreira e o chefe de Planejamento, Roberto Ricardo participaram do seminário. "O evento foi para avaliar os emails e alertas que recebemos do Cemaden, como os índices pluviométricos (quantidade de chuva)", informou.

Siqueira disse que o município não estava recebendo os alertas e com a participação no seminário o problema foi imediatamente resolvido. "O trabalho do Cemaden é eficaz mesmo", elogia. "Ainda tivemos a oportunidade de participar de um curso, quando aprendemos a enviar nossos alertas para eles. Dias depois, conseguimos que técnicos do órgão viessem em nossa cidade fazer a manutenção nos nove pluviômetros instalados em vários bairros", comemorou.

O desempenho da Defesa Civil de Belford Roxo tem chamado atenção das prefeituras vizinhas. Nesta sexta-feira (28), Siqueira e Roberto Ricardo estarão ministrando uma aula de capacitação para os agentes da Defesa Civil de Guapimirim. A aula será sobre Fundamentos e Conceitos Básicos Climatológicos para Prevenção de Desastres. "Graças ao apoio que recebemos da atual administração, como o prefeito Waguinho, o secretário da Casa Civil, Márcio Canella, o nosso secretário, Robenilson Fernandes, o Adjunto, Marcelo Pereira e os Executivos, Sérgio Alves e Cristiano Lírio, podemos nos capacitar, desempenhar um bom trabalho para população e principalmente, repassar o que aprendemos para outros colegas", afirmou Siqueira Campos.
Fonte: Noticias de Belford Roxo
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES