Comments

Belford Roxo capacita alunos que irão trabalhar em programas ambientais.

BELFORD ROXO - A Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo realizou na última sexta-feira (12 de maio) uma capacitação sobre coleta reciclável com 11 alunos selecionados que irão trabalhar como facilitadores de atividades ambientais em 11 escolas municipais. Eles irão ministrar aulas teóricas e ajudar na criação de hortas.

O secretário Flávio Gonçalves frisou que a iniciativa é inédita no município. Os alunos – que fazem curso técnico de meio ambiente - foram selecionados para o programa Mais Educação e receberão uma bolsa de R$ 80 por turma. O valor pode chegar até R$ 1.280, dependendo do número de turmas. “Durante um seminário no Colégio Estadual Presidente Kennedy (em março) lancei os programas ambientais. Esta parceria será muito importante para os alunos do Kennedy, que poderão colocar em prática o que aprenderam. O município também ganha, pois os estudantes desenvolverão ainda mais a consciência ambiental”, argumentou o secretário, destacando o trabalho em conjunto feito com a Secretaria Municipal de Educação.

A capacitação foi comandada pelos gestores do Departamento de Programas Ambientais, Aliene Murray Dian Muniz e Sérgio Ramos. Durante a dinâmica, oito recipientes coloridos, um galão, uma bola, uma vassoura, uma poltrona e tampinhas de diversas cores foram espalhadas em uma área nos fundos da Secretaria. Os alunos pegavam cada tampinha, corriam para o respectivo recipiente e falavam que tipo de separação estava sendo feita, como por exemplo, resíduos orgânicos, metais e papeis não-recicláveis.

Aliene Murray destacou que as hortas nas escolas não produzirão em grande quantidade, mas os produtos serão doados às unidades. Em agosto será realizada a Festa da Colheita em cada uma das 11 escolas municipais e o que for colhido ficará com os pais dos alunos.

Aluna do primeiro módulo do curso de meio ambiente do Colégio Estadual Presidente Kennedy, Marcela Machado, 17 anos, disse que ficou surpresa com a iniciativa da Prefeitura. Segundo ela, o trabalho de facilitadora possibilitará colocar em prática o que aprender no curso. “É uma boa oportunidade para passar aos alunos os conhecimentos aprendendo”, resumiu, acrescentando que pretende ingressar em uma faculdade e fazer o curso de engenharia florestal.

As 11 escolas municipais beneficiadas são: Rudá Iguatemi, Padre Ramon, Ernesto Pinheiro, Bairro das Graças, Belford Roxo, Edson Santos, Julieta Rego, Professor Paris, Imaculada da Conceição, Casemiro Meirelles e Alejandro Fernadez.
Fonte: Imprensa PMBR
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES