Comments

Pela primeira vez, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou nesta semana, um relatório revelando os terrenos que estão contaminados por substâncias químicas no estado.

Segundo o documento, dos 160 terrenos identificados pelo órgão, 53% estão contaminados com resíduos da atividade de postos de gasolina e 41% de indústrias. A presidenta do Inea, Marilene Ramos, informou que a Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, é a região contaminada mais preocupante. Na região residem cerca de 2 mil famílias que estão em contato com o pesticida BHC, conhecido como pó de broca. No mês passado, a prefeitura havia informado que os moradores seriam transferidos até 15 de julho para apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

“Grande parte do material contaminado foi retirado, mas o local continua contaminado e depende do Ministério da Saúde para se ter uma solução para aquela área. Ali havia uma fábrica de inseticida de propriedade do ministério que foi fechada e os resíduos abandonados ali”, informou a presidenta do Inea.
A fábrica foi desativada em 1954 e o pó acabou sendo utilizado para pavimentar ruas e na agricultura. A exposição ao pesticida pode causar doenças endócrinas, má-formação congênita, abortamento espontâneo, doenças neurológicas e câncer.
As atividades em aterros de resíduos sólidos são responsáveis por 3% das contaminações, cada uma. A maior parte está concentrada no entorno na Baía de Guanabara e na Baixada. Dessas áreas, 67 ainda estão sob investigação e 64 estão sob intervenção, porque foi constatado risco à saúde humana. O restante está sendo monitorado para ser reabilitado (14%) ou foi reabilitado (4%), após o perigo ter sido eliminado e o local aprovado pelo Inea para reutilização. Baixe o mapa temático no link: 
http://urutau.proderj.rj.gov.br/inea_imagens/downloads/areas_contaminadas/Mapa_AreasContaminadaseReabilitadas.pdf

Regiões são classificadas de acordo com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Nesta quarta-feira (26/6), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou a primeira edição do Cadastro de Áreas Contaminadas identificadas no Estado e principais características (http://www.inea.rj.gov.br/inea/areas_contaminadas.asp). Além de uma lista de 160 áreas, divididas entre atividades da indústria, aterro de resíduos, viação e postos de combustíveis, também é possível acessar no portal mapa e gráficos com a distribuição e classificação das regiões contaminadas e reabilitadas ao uso.
Fonte: Jornal Hora H/ Governo RJ
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES