Comments

Prefeito Dennis Dauttmam apresenta projeto do Aeromóvel para Secretário Estadual de Transportes.

O prefeito Dennis Dauttmam, que recebeu a visita do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, para apresentar o projeto do aeromóvel – meio de transporte automatizado em via elevada –, está confiante na execução da obra em parceria com o governo do estado. Entusiasmado, o secretário determinou, imediatamente, que sua equipe marcasse uma reunião com técnicos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para que os estudos de viabilidade sejam concluídos. “Vamos agilizar esse projeto”, disse Julio Lopes.

Logo após a apresentação, feita no gabinete do prefeito pelo engenheiro Fernando MacDowell, renomado pesquisador da área de transporte de massas, o secretário acompanhou Dennis pelas ruas do Centro para conhecer de perto a transformação que a obra poderá causar e beneficiar a população de Belford Roxo.
Eles chegaram a discutir a possibilidade de pedir ao governo do estado a cessão de parte de uma área ocupada pela Cedae para que seja construído um terminal moderno e com infraestrutura para a ligação entre os dois modelos de transporte (os trens da SuperVia e o Aeromóvel). O prefeito ficou se apresentar a proposta ao governador Sergio Cabral e ao presidente da autarquia, Wagner Victer. 

No espaço poderá ser criado um bicicletário, praça, área de lazer e quiosques padronizados que valorizem a cidade. “Minha preocupação é com o resgate da autoestima da população. Um projeto desses pode parecer audacioso, mas estou trabalhando pela valorização e recuperação do centro urbano da cidade. Com isso, vamos ampliar e melhorar o espaço público para dar maior conforto para as pessoas”, defendeu o prefeito Dennis Dauttmam. 

Foto: Notícias de Belford Roxo

A ligação do trajeto, do Centro ao Lote XV, em vias elevadas em pré-moldados sobre a Avenida Joaquim da Costa Lima, será de aproximadamente 13 quilômetros, passando pelos principais bairros do município e fazendo paradas em quatro estações. A obra, que, segundo o projeto, não causa grandes transtornos ou impactos ambientais, é uma das propostas da prefeitura para realização em parceria com o governo do estado.

Segundo MacDowell, o aeromóvel é um veículo que não possui motor e, por isso, é cerca de quatro vezes mais leve que o metrô. “O metrô pesa 36 toneladas, o aeromóvel pesa oito. Isso faz bastante diferença no tempo de construção”, afirmou.
O engenheiro lembrou ainda, como exemplo, que o aeromóvel opera na Indonésia há cerca de 23 anos, com tecnologia inteiramente criada no Brasil, por pesquisadores brasileiros. “Infelizmente, só agora está sendo adotado em nosso país, em Porto Alegre, com a perspectiva de ser implantado brevemente em Nova Iguaçu, como medida para evoluir o transporte de massas”, disse.
Fonte: Facebook
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comments:

  1. Guardas Municipais aplicando multas que não possuem sinalização, de veículos estacionados ... se não tem sinalização como vai aplicar multas??? Rua Argentina com Plinio Casado... todos os veículos parados corretamente em suas mãos e fora das calçadas... não há placas no local, mas mesmo assim os Guardas aplicaram multas....

    ResponderExcluir

MAIS ACESSADAS RECENTES